sexta-feira, 5 de novembro de 2010

PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS


No dias de hoje muito é trabalhado as tecnologias dentro da sala de aula. Onde a mesma serviu de suporte para o professor aprimorar seus conhecimentos e trabalhar atividades inovadoras, pois muito já foi melhorado de uns tempos para cá. A mudança na prática já passa ser mudança a partir do momento que o educador aplica meios para a transformação de idéias. O resultado desta mudança esta na aprendizagem dos alunos. Pois as aulas tornam mais significativas e atraente possibilitando os mesmos conectar as informações adquiridas pelas as inovadoras que são sugeridas pela o mundo da tecnologia.
De acordo Pedro Demo a escola ainda está distante dos desafios do século XX. Na Escola, a criança escreve porque tem que copiar no quadro. Na Internet, escreve porque quer interagir com o mundo. A linguagem do século XXI – Tecnologia, Internet – Permite uma forma de aprendizado diferente. Isso tem sido chamado de aprendizado situado. Um aprendizado de tal maneira que apareça sempre na vida da criança. Aquilo que ela aprende, quando está mexendo na Internet, são coisas da vida. Quando ela vai para a escola não aparece nada. A linguagem que ela usa na escola, quando ela volta para casa ela não vê em lugar nenhum. Precisa e muito, não que a escola esteja em risco de extinção, não acredito que a escola vai desaparecer. Mas temos que restaurar a escola para ela se situar nas habilidades do século XXI, que não aparecem na escola. Eu acredito que uns dos grandes desafios e o professor, arrumar uma pedagogia na qual ele nasça de uma maneira diferente, não seja só vinculado a dar aulas. Todos os professores devem fazer parte desse quadro de mudanças e grandes avanços a partir da tecnologia. Faz necessário incentivar os alunos a desenvolver suas capacidades e habilidades de aprendizado. Este processo de mudança de atitudes é longo e com diferentes graus de evolução, devido á diversidade na formação dos professores.
Na Sociedade atual, desde cedo, muitas crianças estão em contato com as tecnologias, mudando seus modos de comunicação e de interação.
Percebe-se, dessa forma, que o processo de ensino e aprendizagem necessita de inovações e mediações para realmente atingir seus objetivos nesta sociedade em constante mudança.
Baseado nesta visão de Pedro Demo, as tecnologias nos proporcionam grandes mudanças na prática pedagógica de cada educador. Tornando inovadoras, flexíveis e dando oportunidade de conhecer o mundo através da internet. Pois assim também além de nos informar é um meio de comunicação onde podemos viajar o mundo em diversas maneiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário