Escola Estadual Maria da Glória
Série: 4º Ano
Disciplina: Português e Artes,
Professora: Joana Barbosa
Plano de Aula
Objetivo
v Perceber e discriminar as alturas do som (grave, médio e agudo). Representar os sons corporalmente e graficamente.
v Criar novas possibilidades sonoras e organizar os sons a partir de histórias contadas e através da música.
Conteúdo
Músicas Infantis
Metodologia
ü Desenhar, sonorizar e representar sua própria história.
ü Música de despedida ou apresentação das histórias criadas pelos alunos.
ü Movimentos a partir de estímulos sonoros e músicas agitadas;
ü Cantar e ouvir músicas acompanhadas de cd.
ü Produzir músicas coletivas e individuais;
Recursos
· Violão e microfone;
· Teclado ou piano;
· Flauta doce, xilofones, folhas de papel (sulfite ou cartolina), canetas coloridas ou giz de cera.
· Som e cd
· DVD;
Avaliação
Perceber se a criança é capaz de e discriminar os sons emitidos e ainda como os relaciona com os movimentos. A percepção das alturas sonoras, por ser relativa, varia de pessoa para pessoa, fazendo com que, para algumas pessoas, o grave pareça mais agudo ou vice-versa.
Referências Bibliográficas
http://www.youtube.com/watch?v=wpPS4gBaNhA
(Artigo publicado na Revista Cenário Musical n. 4 - Editora HMP)
Leila Sugahara leila@rededuc.com
NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luíza. Ciências 3º Ano. Ensino Fundamental. Ed. Bianca Glasner.
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